Pão integral delicinha do fofo!

terça-feira, outubro 18, 2016


Quem me segue lá no instagram viu essa essa semana que eu postei um pão integral delicioso que o fofo fez, e como me pediram a receita aqui está! :)

Eu não gosto de tomar café da manhã quando acordo muito cedo, e não gosto de pão integral de padaria, mas esse pão fresquinho feito em casa é tão bom que dá vontade de comer a qualquer hora, além de delicioso ele sacia bem a fome, ótimo pra quem quer comer algo mais saudável que o pão branco, e é muito mais gostoso que pão integral de padaria, mais molhadinho, com sabor suave, uma delícia!

Como quem fez esse pão foi o fofo, vou deixar ele explicar melhor a vocês, porque a única coisa que eu sei mesmo desse pão maravilhoso é como comer! rsrs


Receita: Pão Integral Multigrãos Super Fofinho

Ingredientes:
600g de farinha de trigo (400g integral - 200g branca)
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
15g de fermento biológico fresco ou meio pacote fermento seco
1 1/2 copos de leite (aproximadamente 300ml)
2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) rasa de sal
Manteiga para untar

Grãos:
Linhaça
Chia
Aveia
Gergelim


Modo de Preparo:

Diferente de algumas receitas que batem tudo no liquidificador o meu pão eu faço um pouco diferente.
Nessa receita eu usei fermento seco então eu ativo ele antes de começar a misturar tudo. Para isso aqueça o leite entre 40 - 50 graus (pra saber se está bom coloque o dedo indicador por 10 segundos se tiver morno sem queimar o dedo está bom) adicione o açúcar e o fermento, misture e deixe descansar coberto com um pano por 10 - 15 minutos.
Em uma vasilha grande e funda adicione o ovo e o óleo, misture bem e depois adicione o leite com fermento, misture bem.
Nesse ponto você deve estar perguntando do sal, eu costumo adiciona-lo por último para não atrapalhar o crescimento do fermento.
Voltando, adicione a farinha integral aos poucos e vai misturando, depois adicione uns 100g da farinha branca. A massa vai parecer estranha e muito grudenta.
Adicione os grãos, eu usei 3 colheres de aveia, 2 de linhaça, chia, 1 de gergelim. Mas isso fica a seu critério.
O restante da farinha branca é para dar o ponto.
Enfarinhe uma superfície lisa, jogue a massa, enfarinhe em cima. E comece a misturar dobrando de fora para dentro, quando começar a grudar, enfarinhe novamente, enfarinhe aos poucos para a massa ficar leve.
Para retirar a massa das mãos enfarinhe as mãos e esfregue uma na outra que sai tudinho.
O ponto é quando massa não tiver grudando nas mãos.
Sove a massa. Para fazer isso, é como se estivesse esticando a massa para frente usando o peito da mão. Sovar é amassar e rasgar ao mesmo tempo, isso vai esticar a massa e criar pequenas camadas dentro do pão. Faça isso por 5 - 8 minutos e deixa a massa descansar por 30 - 40 minutos em local longe do frio.
Passados 30 minutos a massa deve dobrado de tamanho, sove novamente por 5 - 8 minutos para retirar o ar da massa, ela vai estar no ponto quando você apertar ela e a massa voltar, como se tivesse levemente elástica.
Agora modele o pão já imaginando que ele vai dobrar de tamanho. Coloque em uma forma untada com manteiga/margarina e farinha. Deixe descansar por 40 minutos e coloque no forno preaquecido à 200 graus por 35 - 50 minutos ou até dourar.
O meu pão integral ficou meio branquelo tipo aqueles de padaria e assou em 35 minutos. Essa receita me rendeu 2 pães.
Deixa esfriar coberto com um pano úmido para não ressecar e depois me diz ai como ficou o seu.


Pode fazer que eu te garanto que é sucesso! Mas tem que fazer com amor tá? Beijos!

You Might Also Like

2 Comentários

  1. calíope parece delicioso, alem de saudável.
    vou colocar no meu pinterest.
    parabéns ao fofo rs

    blog de crochê

    ResponderExcluir
  2. Estou na vibe da comida integral e esse parece delicia mesmo! VOu anotar aqui no livrinho de receita para fazer!

    Beijinhos❤
    http://issoeoqueamo.blogspot.com.br/
    @vocevaiamar

    ResponderExcluir

Deixa um comentário pra eu saber que você passou por aqui :)

Subscribe