Na minha cozinha tem...

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Comida vegetariana com tempero nordestino!

Arrumadinho Vegetariano                                                                                                   


"Arrumadinho" sem animais mortos!! ^^
O "arrumadinho" feito com charque (carne seca) ou carne de sol, é um dos meus pratos regionais preferidos... e esse ficou uma delícia, mesmo sem carne.


Purê de macaxeira (aipim), pode ser feito com creme vegetal e leite de soja tranquilamente. É um dos acompanhamentos mais pedidos nas churrascarias do nordeste. (Uma licença para o queijo ralado, que não devia estar aí, mas ainda estou me adaptando.)


E aqui a refeição completa, "arrumadinho", purê de macaxeira e salada de alface. E agora acompanhado de suco de maracujá. (Estou abandonando de vez o refrigerante! ^^)



Na minha cozinha também tem...

Estrogonofe Vegetariano                                                                                                    


Estrogonofe é uma das comidas preferidas do "fofo"... e pra agradar ele tenho tentado alcançar uma receita ideal, sem precisar de carne. E feito com creme de leite de soja.


Pra acompanhar, fiz um repolho refogado com azeitonas... arroz e salada.


E assim estão meus pratos, bem mais coloridos...



Pra quem não entendeu o porque dos pratos serem vegetarianos:
Eu ainda não tinha tocado no assunto aqui no blog, mas a verdade é que tenho tentado já por um tempo aderir a uma dieta completamente vegetariana. Está sendo muito difícil pra mim, que adoro comer carne e outros pratos derivados de animais.
Mas a minha consciência, minha razão, minha auto-crítica, meu conhecimento, e tudo que tenho visto, lido e estudado sobre a produção e o consumo de carne tem feito com que eu consiga mudar. Pelo menos não como mais carne diariamente como antes, tenho substituído leite, ovos e derivados, tenho feito pratos saborosos com muito mais verduras e legumes, e tenho estado tão feliz com isso!

As milhões de razões... não podem ser ditas em uma única postagem... elas não envolvem só os mal-tratos e assassinatos com relação aos animais, mas também uma questão econômica e ambiental, que só depois de atingir um nível de reflexão e questionamentos, podemos começar a entender. Quando deixamos de ser robôs que praticam atividades apenas pela cultura ou costumes...
Pra quem gosta de mim, e quiser saber pelo menos algumas dessas razões... indico esse site (http://sejavegano.com.br/). Sempre entendi as ideias relacionadas ao "veganismo", mas o que me fez começar do zero... foi essa palestra (http://vista-se.com.br/gary/), que você também encontra no site que indiquei.
Espero um dia mostrar essa palestra para meus filhos, para as pessoas que amo, espero um dia que todos do mundo possam assistir, mesmo que não concordem, mas que assistam...


Sei que esse é um assunto polêmico, mas aqui é MEU MUNDO não eh?!! 
Entra, fica a vontade e dá tua opinião... 
Aqui você é muito bem vindo pra falar comigo sobre qualquer coisa! =D

Bjus

You Might Also Like

29 Comentários

  1. Que comida mais bonita heim adorei e ainda vegetariana ...maravilha eu e a cozinha estamos brigadas mas hoje tenho que retornar pois estou precisando muito , coloca as receitas...desculpa te incomodar com isso...deleta...rsrsrsrsr

    bjs e ótima segunda

    ResponderExcluir
  2. Eu tb tento há anos virar vegetariana.
    Comentei sobre o assunto num post em meu blog. Te convido a ler:
    http://cdecici.blogspot.com/2012/01/segunda-sem-carne.html

    Sucesso pra nós!
    Uma ótima semana...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Cali, minha nora é vegetariana e quando ela vem em casa faz pratos deliciosos...
    Não pretendo deixar a carne, mas é sempre bom variar!rsrs
    Seus pratos estão lindos!
    Beijos e uma maravilhosa semana.

    ResponderExcluir
  4. Calio, eu sempre quis começar uma dieta vegetariana, mas acabo caindo na tentação da carne, ainda mais pq eu amo leite e seus derivados!
    Esses seriam difíceis de tirar da minha dieta, mas começar tirando a carne já é um grande passo, ainda mais pra mim, que tb quero emagrecer urgente!!!

    Como vc fez esse strogonof??
    Ahhh, coloca as receitas completas, assim copio umas lá pra casa e vou tentando mudar meus hábitos!!!

    Flor, eu sei que já to te enchendo com isso, mas será que vc poderia me indicar um programinha legal pra mudar meu bannner??

    bjoooo e vou acompanhar essa sua transformação!
    Fer

    ResponderExcluir
  5. Mulher, AMEI esse post!
    Isso é comida vegetariana, SÉRIO?
    Tô quase babando em cima desse estrogonofe! Hahaha
    Adorei o blog!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, que situação hein?
    Mas ainda achei que os seus ficaram com uma cara melhor que os meus! Solar, imagina a minha reação? kkkkkkkkkkkkkk
    E tem mais, eu ainda obriguei TODOS a comerem!
    Tô te seguindo no twitter e no face Cali, ainda vou aparecer muito por aqui!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oiee... Nossa me deu água na boca só de olhar!!!

    Obrigada pela visita no meu cantinho e com certeza fico muito, muito feliz de você entrar na "minha onda" hehehe Vamos nessa que juntas é mais fácil ;-)

    Adorei o post e a possição que tu tomaste. E acho que todos nós deveriamos nos posicionar de alguma forma para melhorar.
    Eu não vou parar de comer carne, mas realmente diminuí horrores, pois o mundo dos vegetais são mais saudáveis hehehe. E certamente vamos descobrir muitos quitutes vegetarianos para ingrementar esse cardápio.

    Beijos charmosos!!

    Uma ótima semana!!!

    diario-decidimudar@blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Cal, querida, deve ficar delicioso!!!
    Uma excelente semana p você!!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  9. que delicias de ser ver em adorei saber que vc tb quer se juntar a nos os animais agradecem porque os animais nao sao nossos nem para comer,vestir,explorar ou entreter Go vegan!!

    ResponderExcluir
  10. que delicia de bolg..amei..vou seguir..bjo

    ResponderExcluir
  11. Calio, obrigada pela dica do photoshop, vou pedir pro marido arrumar pra mim... na verdade nem eu sei muito bem como quero o banner, mas quero um que fale um pouco de mim e do que o blog fala... complexo né?!
    Vou ver se consigo uns scrap-kits....

    bjooo
    Fer

    ResponderExcluir
  12. Calíope...

    Eu tenho o prazer de lhe presentear com meu selinho!

    Passa lá no meu blog para pegar, é todo seu!

    =***

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei os pratos e fiquei superrr curiosa

    vou ver

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiii,

    Adorei os pratos, ficaram com uma cara ótima!

    Fui vegetariana por anooos, mas tive que fazer um tratamento muito forte e tive que voltar a comer carne. Voltei fazem uns 2 anos. O tratamento acabou, mas eu segui a come-las, ainda mais depois que casei e marido é super carnívoro. Mas como pouca carne, e zero de embutidos.

    Sou super a favor :))

    Beijo*

    ResponderExcluir
  15. Meu filho esta nesta fase,meu Deus nunca sei o que fazer para ele,vou ver sua receita de strogonof.abraço.

    ResponderExcluir
  16. rá rá rá...Masss bem capaz que eu não viria comentar!!! Menina, to levando fé hein? Que delícia!!! Depois que virei vegana, tenho muito mais gana de cozinhar, saborear, experimentar..e adoro, não sinto falta nenhuma de carne, leite, ovos ou outras secreções derivadas de animais. No próximo domingo teremos mais um Veganic e a torta vegana eu que vou levar =D Cada um reduzindo um pouquinho que seja, o planeta agradece.A pecuária não é nem nunca foi uma atividade sustentável. Tá, chega, parei de trololó e vou pras panelas que isso me deu fome! beijocas famintas!!

    ResponderExcluir
  17. Que comidinha que tava com uma cara ótima!!! hummmm bjs :)

    ResponderExcluir
  18. eu esquecí de elogiar...tuas palavras, teus motivos. Parabéns, adorei ler tudo isso. Seja a mudança que você quer ver no Mundo, e eu quero um mundo melhor =)

    ResponderExcluir
  19. Adorei tudo que eu vi por aqui, principalmente tuas atitudes!!
    Parabéns!!
    Flor, tem um Concurso Fotografico rolando lá no blog, com um prêmio super bacana, tá afim?
    Te espero por lá!
    Bjão
    http://ateliedacaie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Calíope.

    Tomara q você consiga se manter na dieta vegetariana. Eu penso muitas vezes em fazer o mesmo, mas ainda não tive a disciplina necessária e além do + marido gosta de carne. Eu não penso em deixar de comer os derivados, como leite, ovos, mas somente a carne em si. Não gosto da idéia de estar comendo um "ser".
    abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga quanta coisa gostosa!Adorei viu!!!Bjks

    ResponderExcluir
  22. Amigaaaaaaaaaa


    Td o que eu precisava!!!!!!

    Vou copiar as receitas e experimentar todas!!!!!!

    um bjo

    ResponderExcluir
  23. Amiga amei!!
    Ja fui vegetariana por um ano mais ou menos!!!
    Adoro!!!
    to meio sem net mas hj mesmo vou divulgar a causa!!!


    bjobjoooo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Calíope! Como você está? Adoro essas suas receitinha vegan! Fui vegetariana por muitos anos, mas devido a um problema de saúde, tive que voltar a comer. Hoje até como carne, mas muito raramente.
    Um bjão

    ResponderExcluir
  25. Tuas fotos sao de dar água na boca, viu? vim aqui prque vi no mosaico, e sabia que vc estaria no proximo botaozinho. Mt bom!

    ResponderExcluir
  26. Nossa,amo todas essas comidinhas,eu como arrumadinho toda semana,mas nunca experimentei a versão magra dela.Bjsss.

    ResponderExcluir
  27. Hum cheguei a salivar com tantos pratos legais.
    Bom domingo. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Hummmm,quantas delícias na sua mesa.Amei tudinho mas acho que não consigo viver sem minha coca-cola não:(,Como vc esta se virando sem refri?Eu amo suco e bebo todos os dias . Carne ate q dar pra pensar em deixar mas minha coca,hummm,acho q não.
    bjs de Fernanda do mosaico.

    ResponderExcluir

Deixa um comentário pra eu saber que você passou por aqui :)

Subscribe