Meu look do Baile de Formatura

terça-feira, abril 16, 2013

Queria falar um pouco sobre minha experiência com cabelo, maquiagem e vestido para o Baile de Formatura... Acho que algumas coisas podem ser úteis pra alguém!

Vestido do Baile


O meu Vestido do Baile que arrancou muitos elogios, foi feito por Maison Gigi, após discutirmos muito sobre o modelo chegamos a esse vestido lindo, que eu amei.

A ideia inicial era ser inspirado num modelo de vestido da Queen Latifa (o primeiro dessa postagem). Mas assim que fomos comprar o tecido já encontramos dificuldades. Pois não achei nenhum tecido que tivesse aquela leveza e transparência, e esse não ficou do mesmo jeito.

O tomara-que-caia também não ficou como o da Queen, porque eu tenho mil quilos de peito a mais neh, impossível ficar lindo daquele jeito. Nunca usei tomara-que-caia depois que engordei, mas Gigi fez o busto ficar bem firme e eu me senti segura a festa inteira! Foi ótimo... Mesmo assim, se fosse fazer novamente, não escolheria um modelo tomara-que-caia.

E a cintura, acho que o fato de eu ser baixinha, fez com que a parte da barriga se resumisse a uma faixa e tecido! Não dando assim o mesmo efeito esperado inicialmente.

A saia eu adoreeeeei, ficou perfeita, muito pano, muita saia, leve, caída, rodada, não ficou armada, amei, me senti uma Princesa com esse vestido.

Na finalização tentarmos fazer um bordado na cintura, mas confesso que não gostei, só dei trabalho pra Gigi pra depois desmanchar tudo, porque quando chegou no dia anterior ao baile eu olhava pro vestido, ele olhava pra mim, e a gente não se deu bem, tive vontade de chorar, me desesperei. Então eu e o fofo passamos a madrugada  tirando o bordado, e costurando outro tecido por cima, na parte da cintura. Quando o dia amanheceu, corri na cidade e comprei uns broches, uns detalhes pra colocar no ombro e na cintura do lado oposto ao ombro, e assim o vestido não ficou totalmente liso... No fim das contas, eu adorei!

Todo mundo elogiou meu vestido, e eu me senti lindíssima...

O único problema em mandar fazer meu vestido é que no fim das contas ele saiu bem mais caro do que eu pensei. Por eu ser gordinha, acabei gastando uma fortuna de tecido (minha saia tinha 8 metros de cada tecido). Gastei muito mais do que eu pensei! E com a mão de obra também, afinal de contas foi uma dedicação de um mês da costureira e ela ainda usou apoio. Foi muito trabalho, muitas provas...

Antes de mandar fazer o vestido eu tentei alugar, mas nas casas de festas, vestidos tamanho 54, são todos modelos de velha, e eu não queria me sentir uma velha no meu Baile de Formatura. Então eu fiz um cálculo bem grosseiro e cheguei a conclusão de que eu gastaria quase a mesma coisa para alugar ou mandar fazer. E foi aí que me enganei, pois no fim das contas, eu gastei três vezes mais. Mesmo a Gigi fazendo um precinho de amiga pra mim, por todo o trabalho que ela teve.

Então aí vão algumas dicas pra quem é gordinha e precisa de um vestido lindo:

  • Pesquise, pesquise, pesquise! Por incrível que pareça, depois que já estava fazendo meu vestido, acabei encontrando muitas casas de festas com vestidos no meu tamanho. Inclusive meu vestido da Colação de Grau custou um quarto (ou menos) do valor desse, e foi numa loja que nem era especializada em Moda Plus Size, foi um achado!
  • Resolva tudo com muita antecedência... Eu sou muito louca, e deixei apenas um mês pra fazer o vestido, foi uma loucura!
  • Escolha uma costureira de sua confiança, que você tenha uma certa intimidade pra dizer "não gostei", "muda isso ou aquilo", e que seja num lugar acessível, que você possa ir lá sempre pra provar muitas vezes, assim o vestido ficará bem ajustado ao corpo e do jeito que você imaginou.
  • Saiba que jamais ele ficará igual aquele da revista, afinal de contas, cada mulher tem um corpo diferente, e o resultado será diferente também.
  • Escolha modelos que valorizem você, e se você for gordinha como eu, escolha um modelo confortável, que disfarce as gordurinhas, mas que também seja moderno, nada de velharia!
  • Peça um orçamento antecipado, do tecido e da mão-de-obra, faça seus cálculos, e coloque uma margem de erro para mais. Analise como será feito o pagamento, o que você pode parcelar (se você for comprar o tecido por exemplo!).


Cabelo e Maquiagem


Achei um absurdo o preço que cobram aqui pra fazer cabelo e maquiagem de formatura, tudo relacionado a eventos é bem mais caro que o preço normal, então muita coisa eu me recuso. Busquei na Internet inspiração e passo-a-passo de penteado e maquiagem e resolvi com a ajuda da minha irmã, fazer DIY. Claro, reconheço o devido valor de um profissional, pois eu não conseguiria fazer da mesma forma. Mesmo assim fizemos e ficou ótimo, ninguém nem imaginou que eu tivesse feito em casa. Amei meu cabelo para o baile, adorei mesmo... (E só usamos grampos e fixador de penteado!)

A maquiagem, eu separei um monte de vídeos de inspiração, mas na hora, eu me atrasei e minha irmã teve que fazer uma maquiagem básica, rapidinho pra gente ir logo. Então a maquiagem que eu esperava foi por água abaixo... =\

Deixo pra quem quiser, o vídeo com o passo-a-passo do coque com volume, penteado que fiz (mudei algumas coisas e ficou beem diferente, mas foi esse pap mesmo que eu segui!), da Virgínia Guimarães.

E o resultado vocês podem ver na postagem que fiz com os melhores momentos do meu Baile de Formatura

...
Espero que essa postagem seja útil, e se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários! =}


You Might Also Like

14 Comentários

  1. Menina, bom dia!
    Já faço parte do grupo Clubinho da Costurinha e gostei do que vi por aqui!
    Aproveito para te convidar a visitar meu blog e seguir se gostar!
    Já me tornei sua seguidora!
    Bjos!
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já q percebo que vc é aberta a sujestões deixo uma dica..O tecido não te favoreceu por conter muito brilho..Brilho aumenta em ate duas vezes o manequim,,existe tecidos muito nobres para um vestido de festa sem tanto brilho. Na parte de cima do vetido, a modelista ou costureira nao fez a melhor opção para vc. As pregas deixaram tb seu busto ainda maior do q eles são. Pregas, babados, e vestidos mto rodados cores vibrantes e brilho não sao indicados para o seu manequim.
    Éxiste na net inumeras dicas para valorizar o corpo das mais gordinhas. Acho q a modelista podia ter te deixado pelo menos uns 20 kl a menos se optasse pelo nenos é mais..e vc não teria gast tão tecido. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo... sou aberta sim a sugestões e adoro falar sobre esse assunto. Principalmente porque eu não concordo com essas regras que dizem que as gordinhas devem usar modelos que a façam parecer mais magras. Por que?? Isso é pra quem se sente muito mal sendo gordinha, e talvez procure disfarçar isso com as roupas, o que não é o meu caso.
      É como eu sempre digo: "Se quer parecer mais magra, é melhor fazer uma dieta!"

      Eu adorei a modelagem do meu vestido e o fato de ser brilhoso foi intencional, afinal, era meu baile de formatura neh?! Adorei a cor também... E meu busto realmente é enorme, eu realmente sou muito gorda... porque tenho que disfarçar isso? Todo mundo já sabe! rsrsrs

      Desculpe se pareci meio rude, mas é que quem acompanha meu blog sabe que uma coisa que eu abomino é o que você disse: "Pregas, babados, e vestidos mto rodados cores vibrantes e brilho não sao indicados para o seu manequim"...

      Meu blog prega exatamente o contrário! Nós podemos usar tudo, nós gordinhas podemos vestir sim, pregas, babados e tudo mais. Isso só gera desconforto pra quem não se sente a vontade com seu manequim, e essa opinião que virou regra no mundo da moda e hoje é imposta como verdade absoluta, com certeza foi dita primeiramente por alguém magrinho.

      ^^

      Volte aqui mais vezes... quem sabe você não acaba mudando de ideia! =D

      De qualquer forma, obrigada pelo comentário, eu adoro debater assuntos polêmicos, rsrs.

      Cali ♥

      Excluir
    2. Calíope vc vai ser presa, pq tu violou todas as regras de como uma gordinha deve se vestir. E tava linda.

      Excluir
    3. Oi, Calíope, meu nome é Laura e eu sou filha da Maison Gigi. Lembra aquele vestido que você ganhou no sorteio? Ela antes tinha feito um para mim igualzinho.Estou muito acima do peso. Ela, antes de fazer qualquer coisa, qualquer modelagem, testa em mim. Me identifiquei muito com você, porque tenho as mesmas características, o peito muito grande, por exemplo. Pra encontrar sutiã é um terror! Esse modelo que você escolheu está lindíssimo, tenho certeza que minha mãe faria um igual pra mim e é por isso posso dizer que ela fez com todo o amor do mundo. Eu achei fantástica a sua resposta ao anônimo, nós não devemos seguir certas "regras" impostas pela moda. Parabéns pelo blog :)

      Excluir
  3. Querida todos os seus gastos valeram muito a pena pois seu vestido ficou maravilhoso, perfeito e quando vc olhar as fotos vai ver que ficou lindíssima e que cada centavo seu foi muito bem gasto. Sua maquiagem também ficou linda,eu particularmente prefiro uma make mais basica. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Calíope,

    Ficou tudo muito lindo! Adorei o vestido, cabelo e maquiagem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida também sou assim vejo que estar absurdo de caro corro para pesquisar salvar e ficar vendo até aprender,ficou linda de bonita do mesmo jeito parabéns arrasou!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei linda essa cor! Acho que ficou super bem, ainda mais que vc é bem branquinha! Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião você ficou linda e radiante.Adorei o vestido e a cor.A sua maquiagem e o cabelo ficaram perfeitos.O importante é você se sentir bem e confortável consigo mesma.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calíope, meu nome é Laura e eu sou filha da Maison Gigi. Lembra aquele vestido que você ganhou no sorteio? Ela antes tinha feito um para mim igualzinho.Estou muito acima do peso. Ela, antes de fazer qualquer coisa, qualquer modelagem, testa em mim. Me identifiquei muito com você, porque tenho as mesmas características, o peito muito grande, por exemplo. Pra encontrar sutiã é um terror! Esse modelo que você escolheu está lindíssimo, tenho certeza que minha mãe faria um igual pra mim e é por isso posso dizer que ela fez com todo o amor do mundo. Eu achei fantástica a sua resposta ao anônimo, nós não devemos seguir certas "regras" impostas pela moda. Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  9. OIII Obrigada por sua visita.. eu tbm tenho muita dificuldades para encontrar roupas por conta do meu biotipo!
    Adorei suas dicas.. mas tenho uma preferencia minha mãe é costureira rsrsrsrs
    bjussssssss

    ResponderExcluir

Deixa um comentário pra eu saber que você passou por aqui :)

Subscribe