Bolinhos práticos de Abóbora ou Jerimum

segunda-feira, setembro 03, 2012

Para essa segunda-sem-carne, minha sugestão, um petisco delicioso e fácil! Bolinhos de abóbora, feitos com uma massa que dá pra adaptar para vários outros salgados!

Coxinha de abóbora, ou bolinho de jerimum...


Ingredientes:
2 xic chá de abóbora já cozida
2 caldos de legumes (usei Sazon)
1 colheres sopa de creme vegetal
1 colher de óleo ou azeite
2 xic chá de farinha de trigo
sal a gosto

Como fazer:  
Cozinhe a abóbora com o caldo de legumes, sal e pouca água. Depois amasse e meça quantas xícaras deu, para usar a mesma quantidade de trigo. Não escorra a abóbora, use ela amassada com a água do cozimento mesmo. Com ela ainda bem quente, acrescente a margarina, o óleo Assim que ferver, coloque o trigo todo e mexa rapidamente, em poucos segundos a massa engrossa, tem que tomar cuidado, pois é bem rápido.
Deixe esfriar (tampado, pra não formar casquinha). Misture um pouco com as mãos, faça as bolinhas e recheie com o que você quiser. Eu usei proteína de soja, como sempre! rsrs
Molhe a coxinha na água e empane na farinha de rosca. Frite em óleo quente, escorra, e pronto!

Opcional
Após cozinhar as abóboras, você pode refogar algumas verduras picadas minimamente, com temperos a seu gosto, adicionar a abóbora cozida e fazer o resto do processo igual. Assim sua coxinha vai ficar temperada deliciosa. Quando eu preparo assim, também faço pequenos bolinhos e frito, sem recheio mesmo, e fica uma delícia.

Observação
Se quiser ela mais cremosa, você pode diminuir um pouco a quantidade de trigo, isso deixa o bolinho mais delicado. É bom ir fazendo e testando seu gosto.

Eu sou fã dos salgadinhos de festa, ou de lanche mesmo... adoro uma comida com molho, frita, ou bem temperada. E ainda bem que tudo da pra adaptar! Minha consciência fica mais tranquila a cada novo prato elaborado, e meu paladar me agradece! Experimenta que você vai gostar! ^^

Bjus ♥

You Might Also Like

10 Comentários

  1. Nossa, nesse horário olhando esses bolinhos, pensa na água que deu na boca agora?! hehehe

    Preciso praticar algumas dessas receitas, mas tentarei fazer cozido :)

    Beijo Charmoso :*

    ResponderExcluir
  2. muito diferente esta receita heim?

    beijinhos e boa semana

    cintia

    ResponderExcluir
  3. hummm que delicia! Deu agua na boca!!!



    blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Hummm esse comooo rsrsrs

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  6. Só vim pra ver o salgado rs porque tu nem merece a visita, sua desnaturada kkkk

    Vivo procurando receitas diferentes, depois que a Bela deisitiu de comer carne...

    Bjs amore

    ResponderExcluir
  7. Semana passada fiz bolinhos de beterraba. A base é praticamente a mesma, a diferença foi que as meus bolinhos ao invés de redondos, ficaram compridos! rsrsrsrs
    Bjoks

    ResponderExcluir
  8. AI, AI ASSIM VC MATA MAMÃE!
    OLHA A CARA DESSE BOLINHO, MEU DEUS...
    JÁ ENGORDEI 10KG SÓ DE OLHAR.
    BJS!
    KÁREN

    ResponderExcluir
  9. Ai, ai, ai, desse jeito não há dieta que resista!hahaha
    Deu água na boca!
    Bjks

    ResponderExcluir

Deixa um comentário pra eu saber que você passou por aqui :)

Subscribe