Receita de Merengue Suíço

sexta-feira, outubro 21, 2011

Quando postei os Quitutes do Aniversário de Lucas... um monte de meninas me pediu a receita do Merengue Suíço, que eu usei pra cobrir o bolo e os Cupcakes.


Lembrando que, eu não consegui fazer, tem alguns segredinhos e eu não cheguei no ponto de jeito nenhum. Tentei umas 3 vezes e tive que jogar tudo fora. Mas o fofo foi lá... e de primeirinha, fez um merengue perfeito! Ele é mais paciente e concentrado... e tem uma mão boa pra cozinha!

Eu usava o Glacê, até ver no programa Estrelas, com Angélica, uma Cake Designer fazendo o merengue para usar em Cupcakes, e decorando-os sem bico de confeiteiro, apenas com uma colher. Foi aí que resolvi procurar a receita na Internet... O Merengue fica bonito por muito mais tempo, além de ser muuuito mais gostoso e fácil de usar! Fiz tudo com uma colher... Mas se usar um bico deve ficar trabalho de mestre! Se alguém testar me mostra tah?!

O problema é que a receita é cheia de detalhes, e se não seguir desanda...

Ingredientes:
4 claras
200 gramas de açúcar

Modo de Fazer:
  • As claras devem estar em temperatura ambiente, ou retire da geladeira pelo menos 30 minutos antes.
  • Coloque as claras e o açúcar em uma vasilha de aço inoxidável, alumínio, ou plástico resistente.
  • Segure a vasilha a alguns centímetros do fogo e misture com as mãos até dissolver o açúcar. Ficará um pouco espumoso. Em alguns sites eu vi, pra mexer com as mãos não deixando ultrapassar 50 graus. Ou fazer a mesma coisa, mas em banho-maria. (Foi aí que errei todas as vezes... se esquentar demais a clara cozinha, se esquentar de menos o açúcar não dissolve e vira glacê. tem que ir sentindo...
  • Depois é só bater na batedeira, na maior velocidade por 10 minutos ou mais. Você sabe que está bom, quando pega uma colher cheia de merengue, vira a colher e o merengue não cai. Ele fica bem firme e brilhante!
Rende muuuuuuuuuuito...
Com essa receita cobri o bolo, os cupcakes e ainda sobrou um bocado.

Viu? É fácil, rápido, mas cheio de detalhes! Contudo vale muito a pena, pois é gostoso, barato e bonito!



Gostaram? Vão fazer?

Bjus

You Might Also Like

14 Comentários

  1. Que delícia! Parece que este bolo ficou um espetáculo!!!

    ResponderExcluir
  2. não sei se sou capaz de fazer, mas fiquei muito a fim de comer!!
    Delícia!!!
    Bjos'sss

    ResponderExcluir
  3. Sobre seu coment lá no blog:
    É dificil + n é impossivel
    Mãos a obra Deusa
    :)

    Lindo dia pra tu tb, com doçura de merengue

    ResponderExcluir
  4. Uia! Parece fácil! E ficou muito fofinho! Só me falta a batedeira por aqui... rs

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. Esse é o merengue que eu faço a torta de limão. Realmente se ficar muito quente cozinha as claras e não dá certo. Mas eu levo as claras com o açucar numa panela direto ao fogo e vou mexendo e na hora que vejo que está quente tiro e levo a batedeira. Fica realmente muito gostoso. Para quem não tem balança para cada clara 3 colheres de açucar.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Menina, vc fez uma festa digna de buffet, tudo lindo, bem pensado, caprichado e num custo ótimo. Ta de parabéns. Vou tentar fazer essa receita. Nham!!!
    Beijos
    Rê Ferreira

    ResponderExcluir
  7. Hummmmmm, fico imaginando em cima de um cupcake!!! hihi
    Obrigada por colocar a receitinha ^^

    ResponderExcluir
  8. OI Me desculpa mais eu preciso falar que esse nao é o merengue suisso e sim o Italiano. O merengue suisso e feito nesses mesmos passos e quando se atingue o ponto firme de bico se acrescenta a manteiga aos poucos em velocidade media e depois de encorporado, acrescente o sabor desejado, seja extrato, geleia, chocolate derretido etc. Aumente a velocidade e esta pronto assim que estiver unforme. Eu fiz ontem romanticos cupcakes pra uma clinte com cobertura de merengue suisso meio a meio de chocolate e baunilha. Achei o seu blog extamente pq estava procurando uma receita em portugues pra passar pra minha maa. Bjos Ivandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI de novo :) Bom primeiro eu queria muito me desculpar porque a sua receita é o Merengue Suisso corretissimo! Olhando nos meus livros de Patisseri Francessa(padaria francesa) encontrei a receita.

      O que aconteceu foi que eu me confundi com o Merengue suisso buttercream(creme de manteiga) Muito usado nos EUA e mundo a fora pra cobrir e rechear bolos e cupcakes.

      Eu vou deixar a receita caso vc queira provar, fica muuuuuuuito bom! Da pra comer de colher de tao bom que fica!

      Swiss-Merengue buttercream: Receita da pra cobrir 12 cupcakes confortavelmente. (Só trabalho com gramas pq fica preciso e a receita sempre sai igual)

      283 gramas de acucar
      141,5 gramas de claras de acucar
      283 gramas de manteiga sem sal, (eu sempre uso com sal pra nao ficar muito doce)
      35 gramas de extrato de baunilha. Procure o extrato pois tem qualidade superior a essencia oi 114 gramas de chocolate derretido de sua preferencia ou geleia de sua preferencia.

      O mode de preparo ja foi explicado por Caliope acima e quando se atingue o ponto firme de bico se acrescenta a manteiga aos poucos em velocidade media e depois de encorporado, acrescente o sabor desejado, seja extrato, geleia, chocolate derretido etc. Aumente a velocidade e esta pronto assim que estiver unforme. No inicio vai parecer meu embolotado mais da certo e fica muito liso.

      Vou deixar meu email em caso vs queiram puxar a minha orelhar ou teham alguma duvida :) ivandracavalcanti@gmail.com

      Excluir
    2. Oi amiga, relaxa que tah tudo bem! rsrs
      E obrigada por essa nova receita Vou testar e posto aqui se der certo! rsrs Bjusssssssssss

      Excluir
  9. adorei a dica, mas o merengue suiço que conheço não é o mesmo que vc apresentou. a minha receita encontrei por acaso na revista claudia. É realmente uma receita que todos gostam, a dúvida q tenho é se margarina para creme é o mesmo que margarina que usamos no pão.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de receber orientação de como proceder em partir o bolo em duas partes para rechear. tenho medo de quebrar o bolo e não conseguir colocar a outra parte de volta. a massa é preparada diferente? me diga por favor. ficarei grata. pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, eu passo a faca mesmo! Aquela faca bem grande sabe (a peixeira), com cuidado pra sair reto. Depois eu pego uma tábua de carne (que é de plástico bem fininho, que eu uso pra isso) e com ela levanto a parte de cima, recheio e depois coloco de novo. Mas se o bolo tiver bem massudo nem precisa, É só cortar e tirar com a mão mesmo.
      E tem outras formas de fazer isso... Pode ser com uma linha. Passa a linha em volta do bolo, onde quer cortar, e na sua frente cruza ela. Corta o bolo certinho tbm...

      =D

      Excluir

Deixa um comentário pra eu saber que você passou por aqui :)

Subscribe